Pin It

A importância da leitura no desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes

Programa Papo de Mãe (4) - Cópia
Hoje comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato. A data reforça a importância de incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida.

Uma das principais lembranças que tenho da infância, era as aulas que no primário tínhamos na biblioteca da escola, e os amigos que eu levava toda semana de lá, principalmente da coleção “Para Gostar de ler” e “Vagalume“. Em casa procurei sempre incentivar este hábito entre os meus irmãos (sou a irmã mais velha) e agora com os meus filhos. Na escola das meninas não tem biblioteca, mas tem a ciranda do livro, e quinzenalmente elas levam uma história para casa para lermos juntas.  O Gabriel já tem a sua própria carteirinha da biblioteca municipal próxima de casa.

.@Gabriel_spider devorando o livro q o @EnzoBuzz emprestou

Programa Papo de Mãe (6) - Cópia

A leitura durante a infância é uma poderosa ferramenta de apoio para a alfabetização, mas há muito mais do que a questão pedagógica e lúdica. Em comunidades carentes o acesso a leitura é também propulsora de transformações sociais efetivas, pois permitem o acesso a informação e a culturas que ampliam os horizontes de crianças e jovens que muitas vezes vivem limitados por barreiras sociais, além de formar adultos mais criativos e tolerantes.

Quando educadora do Pró-Jovem adolescente  pude perceber o interesse dos jovens pela leitura, o problema é que muitas vezes não há acesso. Nos arredores da Casa da Juventude havia a biblioteca de uma escola estadual, mas que somente os alunos tinham acesso. então os jovens por iniciativa própria arrecadaram livros doados, para montar uma mini-biblioteca. Nem preciso falar o quanto fiquei orgulhosa…

Mas o fato é que víamos um diferencial nestes jovens, eram cheio de iniciativas, empreendedores e sonhadores, aprenderam com a ajuda dos livros de que não há limites para os  sonhos e anciavam que mais jovens como eles tivessem acesso a isso, acreditavam no poder de transformação social da leitura. E eles não são os únicos, segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 35% dos entrevistados, diz conhecer alguém “que venceu na vida” através da leitura, associando o livro à mudança de status social e ascensão profissional.

E que tal inspirar mais pessoas a terem este hábito? Então junte os livros que você tem em casa e participe da 4º semana BookCrossing Blogueiro, contei no @pqleitores como funciona.

Eu e a @samegui combinamos de libertar um livros, depois conto como foi. Acredito que estaremos plantando algumas sementes, que quem sabe germinaram esperança de vida nova por aí.

Comments

comments

17 comentários sobre “A importância da leitura no desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes

  1. Pingback: Aline Kelly

  2. Pingback: Sustentável 2.0

  3. Pingback: GISELE F. BARCELLOS

  4. Pingback: 6ª CRE - DESAFIOS -

  5. Pingback: Ecoefusao

  6. Pingback: Bruno Lira ☠

  7. Pingback: PUC-SP

  8. Pingback: Jose Luiz Goldfarb

  9. Pingback: REDEMIS

  10. Pingback: Cidade de Leitores

  11. Pingback: Mauricio

  12. Pingback: Mauricio

  13. Pingback: Eduardo Amorim

  14. Pingback: Simone Vollbrecht

  15. Pingback: Flavio

  16. Pingback: Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: