Pin It

Desafio Disputa de Casas irá premiar famílias que economizarem água

Em março de 2012 eu publiquei neste blog um post sobre o desafio do abastecimento, o tema não é novo por aqui, e tenho certeza que você também já tenha ouvido algo sobre, mas o consumo racional da água só começou a ser levado a sério, depois que a crise do abastecimento no sudeste tomou os noticiários no ano passado. O que é muito doido, já que logo ali no nordeste, há muitos anos milhares de brasileiros sofrem com a escassez da água.

Crises são uma oportunidade de aprendizado sempre, lembram da crise do apagão em 2001?  E sinceramente fico confiante que passamos a partir de agora, levar a questão da água mais a sério. E nesse processo de aprendizado, informação é poder! E quer saber como você pode reduzir o seu consumo de água a partir de novos hábitos de consumo e pequenas mudanças no dia a dia sem afetar a higiene e a saúde?

Então fique de olho no conteúdo do Disputa de Casas! 

A Disputa de Casas é uma campanha de economia de água que com objetivo de estimular o consumo consciente e mostrar que pequenas mudanças de hábitos no dia a dia aliadas às novas tecnologias são capazes de economizar muita água, tempo e dinheiro.

chuveiro_dica(1)

Dica de como economizar na hora do banho

A campanha não é novidade de tempos de crise hídrica não, existe desde 2012. Na edição desse ano foram 2.060 família inscritas, que participaram de um game online com dicas de economia de água, além de palestras motivacionais. As 50 famílias mais engajadas, foram selecionadas para a próxima fase da campanha, em que o consumo de água será monitorado durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, e as famílias serão desafiadas a economizar 30% do consumido no mesmo período do ano anterior.

A meta é ousada, e para dar uma forcinha a LG do Brasil, patrocinadora da campanha, está cedendo a essas famílias uma Lava e Seca LG que economiza até 45% de água e até 24,5% de energia comparado com uma lavadora convencional. Tive a oportunidade de estar presente no evento de lançamento desta máquina no começo do ano, e fiquei impressionada com a demonstração que fizeram para nós simulando um ciclo de lavagem, que você pode conferir no vídeo abaixo (repare com atenção os recipiente para armazenamento de água ao lado de cada máquina) .

As famílias que alcançarem a meta receberão como prêmio a máquina em questão. Um baita incentivo não?

Ah, lembra que falei da informação né? Os participantes receberão questionários de conhecimento, materiais educacionais, palestras e visitas de promotores ao longo da campanha, que ajudarão com dicas na manutenção das boas práticas de consumo. Pois eu acompanhei de perto uma dessas visitas no último sábado.

Visita dos promotores

Visita dos promotores

Esse blog que vos fala foi convidado a participar do Disputa de Casas o/ Mas como moro em Guarulhos, e a disputa é para moradores da cidade de São Paulo, escalei a minha cunhada Aparecida, moradora do bairro de Itaquera, para representar o blog nesse desafio.

O Arthur e a minha xará Aline explicaram os detalhes da campanha, e compartilharam algumas das dicas que você também pode ter acesso conferindo a cartilha desenvolvida em parceria com a Sabesp e que está disponível para download gratuito.

Nos siga no Instagram que vamos compartilhar por lá o que formos aprendendo nestes próximos 3 meses. Te espero ein!

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: