Decoração com pallets – Dicas para a sala

@AlineKelly 5 de abril de 2012 21

Já faz algum tempo que os  pallets são amplamente utilizados no transporte e armazenagem de produtos. O mais utilizado é o chamado “one way”, que é feito de Pinus e descartado após o uso. Principalmente por conta da necessidade do cumprimento de algumas normas, como por exemplo a NINF15 que visa garantir a segurança sanitária das operações.

Com isso, não é muito difícil ver pallets por aí precisando de uma alternativa de uso (pelo menos para quem como eu, mora em uma região de grande concentração de empresas logísticas).

Com um pouco de criatividade dá para dar uma finalidade bacana para os pallets usando-o na decoração da casa. Hoje separei algumas dicas inspiradoras para usar na sala ou na varanda.

Fonte: Cacareco.net

Em um ambiente fechado e clean, também pode ser uma boa pedida.

Fonte: Recicla&Decora

Aconchegante não?

Fonte: The Babs Blog

Separei abaixo algumas dicas da  Oficina de Acervos  para usar pallets na sua decoração:

  1. Consiga um pallet em bom estado. Se você mora em São Paulo, vá nos arredores da Ceagesp, que tem vários para vender e se você tiver sorte, eles até te dão de presente. Nas outras cidades, acredito que você encontre também em entrepostos ou armazéns.
    O pallet em bom estado não deve ter madeiras úmidas, nem rachadas ou quebradas.
  2. Com a lixa 80, lixe toda a peça e repita a operação com a lixa 100, pra ficar bem lisinho. Passe um pano úmido para tirar a poeira e a sujeira acumulada.
  3. Passe, com pincel ou rolinho, um fundo para madeira em toda superfície que deseja pintar. O fundo serve de base para sua pintura. Ele não deixa a madeira “chupar ” sua tinta. Assim você ganha tempo e economiza.
  4. Com uma tinta a base de água ( a base de água é mil vezes melhor que a base de solvente), que pode ser esmalte, pinte sua peça. Você pode usar uma ou mais cores. Nesta foto, usaram somente o verde. Não deixe nenhum cantinho. Acabamento é a palavra-chave de todo trabalho manual. Espere secar, verificando o tempo de secagem na lata do produto e passe outra demão.
  5. Para proteger seu pallet, utilize cera de carnaúba ou verniz, que pode ser fosco ou brilhante. Vai do gosto do freguês. Existe verniz em lata e em spray. Se usar cera, passe com um pano, espere secar e lustre com pano seco. Cuidado para não usar pano que solta pelo.
  6. Para finalizar, parafuse rodízios nas extremidades do seu pallet. Pronto, acabou, foi super fácil e você tem um móvel novo e, o mais importante, feito por você!

Ambientalmente correto e lindos não? No álbum que eu criei no Flickr dá para curtir outras boas ideias de decoração sustentável.

 

21 Comments »

  1. Lucas Chagas Fazolo 17 de junho de 2012 at 18:10 - Reply

    Super legal! mas tenho uma dúvida, como consigo almofadas para fazer os assentos do sofá?

    • @AlineKelly 19 de junho de 2012 at 0:02 - Reply

      Olha, acho o caminho mais fácil é falar com alguma costureira do seu bairro. Mas em alguns hiper-mercados também é possível achar (Extra, Carrefour, Wal-Mart, etc)
      Obrigada pelo comentário

    • Shiva Saw 21 de junho de 2012 at 14:59 - Reply

      Compre esponjas e faça o fundo igual travesseiro.

  2. Vera Prestes de Souza 19 de junho de 2012 at 17:23 - Reply

    adorei ;0)

  3. Shiva Saw 21 de junho de 2012 at 14:58 - Reply

    LINDO O DOS PALLETS, EU FIZ UMA MESA DE SALA.

  4. Carmem Valéria Cabral 9 de agosto de 2012 at 14:35 - Reply

    Muito legal, eu irei fazer um sofá com pallets e uma mesa com carretel

  5. Erineuda Seabra 27 de agosto de 2012 at 21:24 - Reply

    lindo queria fazer um assim pra minha sala.

  6. Solange Lima 2 de setembro de 2012 at 21:55 - Reply

    Lindo e muito criativo, amei…

  7. Aline Kelly 18 de setembro de 2014 at 17:49 - Reply

    Livia Melquiades e Lucas Chagas Fazolo no Extra Hipermercados também é possível encontra essas almofadas.

Leave A Response »