Pin It

5 motivos para ir de bike ao trabalho

Na segunda sexta-feira do mês de maio celebramos no Brasil Dia de Bike ao Trabalho, data inspirada no Bike To Work Day, um evento anual realizado em vários cantos do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho.

Mas porque um dia de bike ao trabalho? 

Esse dia é destinado tanto para as pessoas que queiram começar a pedalar, quanto para organizações, empresas ou governos que queiram promover ações para seus funcionários ou cidadãos.

Há 1 ano desde que o sistema de bicicleta compartilhada Bike Sampa chegou na região que trabalho, tenho usado a bike no intermodal com o trem/metrô. Antes não conseguia utilizar a bicicleta no meu dia a dia, pois moro há 30 km do trabalho, o intermodal com o transporte público acaba sendo a melhor opção para mim, e pelo que vejo, nas grandes cidades acaba sendo a opção para muitos, que acabam se locomovendo por grandes distâncias. Mas tem pessoas como a Liana, que aparece no vídeo abaixo, que adotou a bicicleta como principal meio de transporte (quem sabe um dia eu chegue lá, rs).

Você já pensou nesta opção? Além do que o vídeo já contou, veja cinco outros bons motivos para incluir a bicicleta no seu caminho para o trabalho:

Tempo
Quem pedala para o trabalho descobre que economiza tempo. Pode até ser mais rápido do que ir de carro. Além disso, o uso da bicicleta evita perder tempo preso no trânsito e à procura de vaga para  estacionar . Como pedalar é um ótimo exercício, diminui a necessidade de se ter mais espaço na agenda diária para frequentar uma academia, por exemplo.

Eu fugindo do trânsito da Radial Leste em um dia de caos no Metrô

Economia
Após o investimento inicial na compra da bicicleta e dos equipamentos (tranca, capacete, luvas), pedalar passa a ser o modo mais barato de transporte na cidade. Além da economia de combustível, a manutenção de rotina custa muito menos que os gastos com um automóvel. E você mesmo pode aprender a dar conta de boa parte desta manutenção.

E se a sua cidade contar com um sistema de bicicleta compartilhada, o custo é menor ainda. Por exemplo, eu utilizo o Bike Sampa sem custo nenhum, já que aqui em São Paulo a primeira hora de utilização é gratuita. E de quebra tenho sempre disponível uma bicicleta com a manutenção em dia (ok que as vezes acontece de não ter nenhuma bicicleta disponível na estação de empréstimo mais próxima, mas isso na minoria das vezes, rs).

Para pequenos trechos nem é preciso usar roupas especiais. Dá para pedalar com a roupa do trabalho mesmo.

Como pedalo em pequenos trechos, não utilizo roupas especiais, vou com a roupa do dia a dia mesmo.

Boa forma e saúde
Exercitar-se é saudável – pergunte ao seu médico. Pedalar pode ser um ótimo exercício cardiovascular , além de proporcionar benefícios para a circulação e o tônus muscular de suas pernas. Andar de bicicleta é uma atividade física de baixo impacto, o que significa que é um bom exercício com baixo risco de lesões. Incluir exercícios em sua rotina diária o colocará em forma de modo mais fácil e prazeroso.

Bem-estar mental
Pedalar é diversão! Andando de bicicleta o sangue é melhor bombeado para o cérebro. Ao chegar ao trabalho, uma sensação de paz e tranqüilidade invade sua mente. É a endorfina atuando muito mais enquanto você se exercita.

motivos para pedalar

Pedalar é o melhor remédio…..

É mais sustentável
Bicicletas não utilizam combustíveis fósseis, não aumentam o efeito estufa, não emitem poluentes como monóxido de carbono, não contribuem para os altos índices de problemas respiratórios e não poluem as águas. O combustível? É aquilo que você come no café da manhã. Com a matéria-prima necessária para fabricar apenas um carro, podem ser produzidas várias bicicletas.

#VivaPositivamente.

Os motivos acima estão no Guia de Bicicleta para o Trabalho, que compartilhamos logo abaixo. Tem um montão de outros conteúdos bem bacanas, como respostas para as principais “desculpas” para não pedalar. Bora experimentar?

Recomendamos a leitura:

Comments

comments

Um comentário sobre “5 motivos para ir de bike ao trabalho

  1. Pingback: Bike to Work Week: ir de bicicleta ao trabalho é tema de eventos pelo Brasil | Movebla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: