Pin It

Cooperativa Crescer colhe os frutos da reciclagem durante o carnaval paulista

Reciclagem no Carnaval de São Paulo

Há poucos dias falei sobre as iniciativas de incentivo a reciclagem no carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo.  Confesso que fiquei curiosa para saber um pouco do resultado.

E não é que a ambientalista Érica Sena do blog Pensar Eco faz parte da Cooperativa Crescer de Pirituba que há 5 anos cuida da coleta seletiva no carnaval Paulista!? E foi através dela que fiquei sabendo da reportagem do programa Ressoar que mostrou um pouco do trabalho dos cooperados, principalmente durante os dias de folia.

No ano passado visitei o galpão de uma das cooperativas apoiadas pela @Doeseulixo durante a semana #OtimismoQueTransforma. Conheci histórias fantásticas de pessoas que transformam o que para muitos é lixo, em oportunidade de inclusão e geração de renda para várias famílias.  Pessoas que tem orgulho do trabalho que fazem, e que muitas vezes são marginalizadas e não recebem o devido reconhecimento pelo trabalho prestado para a sociedade.

Vamos combinar que no mínimo as cooperativas deveriam receber um valor por prestação de serviços públicos, afinal este é um trabalho de competência do poder municipal. Mas enquanto isso não acontece,  concordo com a Érica Sena sobre a importância de grandes eventos para impulsionar a geração de renda destes trabalhadores, e como ela bem lembrou: “apoiar a reciclagem é ambientalmente correto, socialmente justo, e economicamente viável”, é proteção ambiental com geração de renda e inclusão social.

9 comentários sobre “Cooperativa Crescer colhe os frutos da reciclagem durante o carnaval paulista

  1. Pingback: Sustentável 2.0

  2. Pingback: Erica Sena-Pensareco

  3. Pingback: Erica Sena-Pensareco

  4. Pingback: Sustentável 2.0

  5. Pingback: Sustentável 2.0

  6. Pingback: Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: