Pin It

Precisa de decreto para compartilhar a ciclovia?

Está lá no decreto 55.790 publicado essa semana no Diário Oficial da cidade de São Paulo, a regulamentação que libera os usuários de triciclos, quadriciclos, patins, patinetes, skates e cadeiras de rodas circularem pelos atuais 204 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas da cidade. Só eu que achei estranho ser preciso um decreto para isso?

Bom, esse post não é para criticar o decreto não, ao contrário, acho que a ciclovia tem mesmo é que ser compartilhada. Afinal não é exatamente o que defendemos nos espaços que não tem ciclovia? Que as ruas sejam compartilhadas entre os veículos automotores e aqueles de propulsão humana?

Claro que a regulamentação gera um ambiente mais seguro, e não deixa dúvidas, além de oficializar o que já acontece nas ciclovias da cidade. Várias reportagens exibidas no jornal local, mostraram o uso compartilhado na ciclovia da Faria Lima, mas isso também já acontece em outras ciclovias estabelecidas pela cidade, como a da Radial Leste, como flagrei na foto abaixo:

wpid-img_20141109_091730221.jpg

Uso compartilhado da Ciclovia da Radial Leste. Eu sou a ciclista que está ultrapassando o corredor.

A foto de destaque deste post, é um registro que fiz na cidade do Rio de Janeiro (farei outro post sobre). Essa é uma ciclovia que compartilha o espaço da calçada com os pedestres, igual a que foi implementada no Jd. Helana, zona leste da cidade,  e gerou criticas há algumas semanas.

A verdade é que se todos se lembrassem do que está lá no código brasileiro de trânsito, que o veículo maior protege o menor ou mais vulnerável, vamos combinar que nada disso seria necessário. Mas enfim, que tal menos “mimimi” e bora compartilhar TODAS as vias? 

Alguns outros registros que fiz  enquanto andava de bike pela cidade maravilhosa destacando o que já tem por lá favorecendo o uso compartilhado das vias:

wpid-ciclovia-compartilhada-no-rj-.jpg.jpeg

Pedestres e Skatistas compartilhando a ciclovia.

wpid-faixa-de-pedestres-compartilhada-.jpg.jpeg

Faixa de travessia compartilhada entre os pedestres e ciclistas

wpid-sinalização-ciclovia-rj.jpg.jpeg

Faixa de pedestre compartilhada e sinalização para ciclistas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: