Pin It

Começa hoje a COP de Nagoya sobre diversidade biológica

De 18 a 29 de outubro acontece em Nagoya, no Japão, a 10ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica. Criada em 1992, no Rio de Janeiro, a Convenção tinha como principal meta reduzir significativamente a perda de biodiversidade até 2010. As Nações Unidas até definiram 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, mas os resultados ainda deixam muito a desejar. Apesar da meta estabelecida, o relatório mais recente da ONU mostra que o planeta perdeu 30% do estoque de seres vivos existente em 1970. O documento aponta como ameaçadas de extinção 42% das espécies de anfíbios do mundo e 40% das de aves e estima em US$ 2 trilhões a US$ 4,5 trilhões o prejuízo mundial anual com desmatamento.

Além da discussão sobre a preservação da diversidade biológica mundial, outro tema deve ter destaque nas negociações da COP de Nagoya: a repartição dos recursos oriundos da biodiversidade – um tema polêmico e que divide as nações participantes. No sábado (18) aconteceu a última sessão do Grupo de Trabalho de Negociação do Protocolo ABS (Acess and Benefit Sharing), em Montreal, no Canadá.

Veja entrevista concedida ao Estadão.com com Bráulio Dias novo secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, sobre as estratégias brasileiras na COP-10.

Fonte: Estadão.com

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: