Pin It

Coca-Cola e WWF firmam parceria por sustentabilidade na produção

Há 2 anos como participante do portal #VivaPositivamente, tenho tido a oportunidade de conhecer de perto algumas iniciativas  de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.

Água e reciclagem são alguns dos pilares de sustentabilidade da empresa. E são também os 2 pontos principais da parceria entre a Coca-Cola e o WWF anunciada na última terça-feira (9/07),   para o avanço na gestão de sustentabilidade do Sistema Coca-Cola.

Essas metas estão voltadas para a gestão sustentável da água, energia e uso de embalagens, bem como fontes sustentáveis de ingredientes agrícolas até 2020. Os desafios complementam outros compromissos da Coca-Cola com foco no bem-estar e nas comunidades. Veja quais são eles:

1. Melhorar a eficiência da água em 25%. A Coca-Cola vai melhorar a eficiência no uso da água por litro de produto produzido através de avanços operacionais em todo o Sistema Coca-Cola. Esse alvo complementa a melhoria de 21,4% na eficiência do uso da água alcançada de 2004 até 2012.

2. Manter sistemas de água doce saudáveis e resistentes. A Coca-Cola vai renovar sua parceria com o WWF e, por sua vez, expandir seus esforços conjuntos de conservação de água doce em 11 regiões-chave em seis continentes, incluindo as bacias do Amazonas, Koshi, Mekong, Rio Grande/Bravo, Yangtze e Zambeze; a captação da Grande Barreira de Corais e Recife Mesoamericano; e regiões relevantes em Amur-Heilong, na Mata Atlântica e nas Grandes Planícies do norte.

3. Reduzir as emissões de CO2 da ‘bebida em sua mão’ em 25%. A Coca-Cola vai trabalhar para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de sua cadeia de valor, fazendo reduções importantes da pegada de carbono em seus processos de fabricação, formatos de embalagens, frota de entrega, equipamento de refrigeração e abastecimento de ingredientes.

4. Abastecer responsavelmente o material para a embalagem PlantBottle™. A Coca-Cola trabalhará com o WWF para avaliar o desempenho ambiental e social dos materiais à base de plantas para seu uso potencial em embalagens renováveis. Isso permitirá que a empresa possa cumprir sua meta de utilizar até 30% de material à base de plantas em todas suas garrafas de plástico PET até 2020.

5. Abastecer de maneira sustentável os ingredientes agrícolas chave. A Coca-Cola trabalhará para abastecer de forma sustentável seus ingredientes-chave, incluindo cana-de-açúcar, beterraba, milho, chá, café, azeite de palmeira, soja, fibra de celulose e papel e laranjas. A Coca-Cola também estabeleceu princípios orientadores em agricultura sustentável e trabalhará com oWWF para implementar as diretrizes em todo o Sistema Coca-Cola.

Além das metas desenvolvidas em conjunto e anunciadas com a WWF, a Coca-Cola reafirmou seus compromissos ambientais para o reabastecimento de água e a recuperação de embalagens até 2020:

6. Repor 100% da água usada. A Coca-Cola retornará a água tratada de seus processos de fabricação para o meio ambiente com qualidade para suportar a vida aquática e reporá a água utilizada em seus produtos acabados de bebidas, mantendo seus projetos de água comunitária com parceiros em mais de 100 países. Até a data, estima-se que o trabalho de reabastecimento da Coca-Cola já somou 52% do volume de produto por meio de 468 projetos.

7. Alcançar uma taxa de recuperação de 75% das garrafas e latas em mercados desenvolvidos.  A Coca-Cola trabalhará com a indústria das bebidas e organizações locais para estabelecer informações e trabalho básico para aumentar a recuperação e a reciclagem nos mercados em desenvolvimento. A empresa continuará reduzindo a quantidade de materiais e energia utilizados na embalagem, bem como continuará usando conteúdo reciclado e renovável.

Fonte: CicloVivo.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: