Pin It

Castelinho da rua APA foi restaurado e sediará iniciativas de inclusão do Clube de Mães do Brasil

Em agosto de 2011 tive a oportunidade de visitar o CMB – Clube de Mães do Brasil. Fiquei encantada com o trabalho realizado pela Dona Maria Eulina Hilsenbeck, fundadora do CMB. Desde 1993 eles promovem atividades de formação profissional e inclusão social de moradores de rua na região central de São Paulo.

Registros da visita que fiz em 2011 ao lado da @samegui, @gnsbrasil e @tatianepassagem. As bolsas mostradas na foto são desenvolvidas na oficina de costura do CMB reaproveitando lonas usadas em material publicitário.

Registros da visita que fiz em 2011 ao lado da @samegui, @gnsbrasil e @tatianepassagem. As bolsas mostradas na foto são desenvolvidas na oficina de costura do CMB, reaproveitando lonas usadas em material publicitário.

O projeto até então funcionava em um edifício que fica ao lado do Castelinho da Rua UPA. Me recordo do brilho nos olhos da D.Maria Eulina nos contando dos planos de restauração do Castelinho, e já estou aqui ansiosa pra ver de perto o resultado deste sonho, que transformou o imóvel em Polo Sociocultural e que irá ampliar a capacidade de atendimento do Clube de Mães do Brasil.

Amanhã, 06 de abril, o Castelinho será reaberto, e a partir de agora sediará uma ampla programação com:

  • Cursos de culinária sustentável e alimentação saudável, para crianças da rede pública;
  • Cursos de arte e iniciação musical, para crianças da rede pública;
  • Encontros literários e palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente;
  • Espaço gourmet, abrigará encontros, palestras e eventos com imigrantes e migrantes;
  • Apresentações musicais;
  • Exposições;
  • Feiras culinárias e de artesanato.
Dona Maria Eulina: das ruas para o castelo (Foto: Tiago Queiroz/ Estadão)

Dona Maria Eulina: das ruas para o castelo (Foto: Tiago Queiroz/ Estadão)

Serviço:
Reinauguração do Castelinho da Rua Apa
Data: 06 abril 2017
Horário: 10h
Endereço: Rua Apa 236, Santa Cecília (próximo à estação Marechal Deodoro do metrô)


Sobre o Castelinho:

O imóvel já estava fechado há quase 60 anos e ficou marcado na história da cidade por sua arquitetura – uma réplica de um castelo medieval – e também por ter sido local de um misterioso crime envolvendo uma família aristocrata nos anos 30. Com o passar dos anos, acabou se transformado em depósito de sucata, em ponto de encontro de usuários de drogas, sem perspectivas de melhorias.

Foi um logo trajeto para a recuperação do Castelinho, que começou com a concessão de uso em 1996.

PS: O Estadão fez um especial incrível sobre o castelinho mal assombrado, o crime que o deixou abandonado, o trabalho de restauração, e a história da D. Maria Eulina, que de moradora de rua, que aos 20 anos se abrigava dentro do castelinho em ruínas, à fundadora de uma iniciativa que tem dado oportunidade para milhares de pessoas que hoje estão em situação de rua. Confira: De mal-assombrado a bem-vindo: a volta do Castelinho da Rua Apa.

 

Sobre o Clube de Mães do Brasil
Fundado por Maria Eulina Hilsenbeck, em 1993, o Clube de Mães do Brasil é uma Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos, voltada às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Na busca da consolidação do potencial humano, desenvolvem programas e projetos sociais baseados no tripé econômico, social e ambiental.

Clube de Mães do Brasil
Av. São João 2150 – Santa Cecília – CEP 01211-100 – São Paulo – SP
Telefone (11) 3662.1444
clubedemaes.org.br

Apoie o Clube:
Banco do Brasil
Agência: 3324-3 C/C 382050-5

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: