Pin It

[Download gratuito] Cartilha para alunos e professores sobre descarte correto de resíduos sólidos

Para ampliar a mensagem em favor da educação ambiental o Ecogesto – Uma atitude sustentável, iniciativa da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), lança as cartilhas “Gestos que Mudam o Mundo”, com o objetivo de disseminar nas escolas, conceitos de educação ambiental ancorados as práticas sustentáveis, incentivando assim, o descarte consciente de resíduos sólidos. As versões para alunos e professores de 1º ao 4º ano do ensino fundamental estão disponíveis para download no site da Associação.

cartilhas-gestos-que-mudam-o-mundo

Cartilhas Ecogesto – Gestos que Mudam o Mundo

O material está disponível para qualquer instituição de ensino que queira implementar o material como atividade extracurricular. A iniciativa faz parte da 2ª etapa do projeto (com foco na educação ambiental), que no mês de julho, distribuiu mais de 4 mil exemplares para escolas da rede pública e particular da região da Capela do Socorro. O material educacional surgiu a partir da solicitação de professores para replicar o conteúdo que foi trabalhado em formato de teatro em 2015, com a “Família Platapel”.

O material foi produzido pela escritora Januária Cristina Alves, mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação Social da Universidade de S. Paulo (ECA/USP); especialista em Ação Cultural com crianças e jovens pela ECA/USP e especialista em Infoeducação pela ECA/USP.

cartilha-gestos-que-mudam-o-mundo-2

O Ecogesto foi criado para atender a PNRS – Plano Nacional de Resíduos Sólidos,  por meio de três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Durante os dois anos de Ecogesto várias ações aconteceram em prol da causa ambiental, dentre eles o lançamento, em Boituva, do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), para facilitar o descarte de resíduos por parte da população, especialmente dos bairros do entorno, além do apoio à cooperativa local, a Coopera Boituva e ações de educação com alunos da rede municipal de ensino. Em São Paulo, já são três as cooperativas que recebem orientação para gestão de resíduos: Coopercaps, Sem Fronteiras e Coperglicério.

Sobre a ABRABE

A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE – é uma organização de âmbito nacional representativa do setor de bebidas, que reúne produtores, representantes, importadores e exportadores de cachaça, vinho, destilados, cervejas e energéticos, entre dezenas de outras categorias. São, atualmente, 40 empresas associadas, que representam a grande maioria do mercado e detêm as principais marcas de bebidas nacionais e mundiais. Um dos objetivos da entidade é fazer com que as empresas associadas tenham um compromisso permanente com a postura responsável sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

Link para download da cartilha.

Comments

comments

Um comentário sobre “[Download gratuito] Cartilha para alunos e professores sobre descarte correto de resíduos sólidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: