Pin It

#BomTeVerBem lança cartilha Introdução ao mundo da bike e promove passeio ciclistico por pontos históricos de São Paulo

Quando pensamos em andar de bike logo vem a mente as lembranças da infância não é mesmo? Mas quando pensamos na bicicleta  não só como lazer,  mas também como opção de mobilidade urbana,  precisamos estar atentos às regras que garantem uma convivência harmoniosa entre os ciclistas,  pedestres e motoristas.

E foi pensando nisso que a Marítima Seguros através da sua campanha #BomTeVerBem no trânsito,  lançou uma cartilha com dicas para contribuir com o debate do uso da bicicleta em ambientes urbanos.  Você sabia que :

  • Segundo o Artigo 170 do Código Brasileiro de Trânsito, dirigir ameaçando o ciclista com o carro é considerado infração gravíssima com multa e suspensão do direito de dirigir?
  • E que segundo o Artigo 201 ao ultrapassar o ciclista, a  motorista tem o dever de reduzir a velocidade e manter distância lateral de 1,5 metros?

Mas não é só o motorista que tem suas obrigações,  o ciclista também.  Para ficar por dentro do assunto recomendo este post do Vá de Bike e a leitura da cartilha.

 

E para colocar este aprendizado em prática, que tal explorar pontos históricos da cidade de São Paulo em um passeio ciclístico pela rota da história dos trilhos?

O passeio ciclístico “Bom Te Ver de Bike – um novo olhar sobre a cidade” tem como missão repensar o uso da bicicleta como transporte e aumentar a mobilidade urbana.

Alguns pontos turísticos ao longo do trajeto:

Estação da Luz
Construída pela empresa São Paulo Railway – SPR, foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. A edificação atual é da virada do século 19 para o 20 e foi destruída por um incêndio em 1946. Hoje a estação foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimômio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) e abriga em suas dependências o Museu da Língua Portuguesa.

Hospedaria dos Imigrantes

Erguida no final do século 19, foi um dos maiores centros de recepção de imigrantes do Brasil. Está fechado para reformas.

Estação do Brás

A estação é a junção de duas estações: a antiga estação do Braz, inaugurada em 1867, para atender o bairro do mesmo nome, criada pela São Paulo Railway, que ligava o porto de Santos a Jundiaí e permitia o escoamento do café; e a estação Roosevelt, construída 10 anos depois da primeira, pela E. F. do Norte, ligando São Paulo a Central do Brasil.

Estação Barra Funda

A estação Barra Funda foi aberta em 1892, e funcionava como “armazém regulador”, que regulava os estoques para serem encaminhados para o porto ou para o interior.

Estação Júlio Prestes

Inaugurada em 1938, abrigou por anos a sede da Sorocabana, e depois da FEPASA, empresa das linhas responsáveis pela ligação com o oeste de São Paulo. Após reforma de 1997, abriga a Secretaria de Estado da Cultura, e em 1999, a Sala Paulo.

Bacana né? Eu irei participar e tentarei fazer registros em fotos e vídeos.

E você, já pensou em explorar a sua cidade de bike?

Comments

comments

Um comentário sobre “#BomTeVerBem lança cartilha Introdução ao mundo da bike e promove passeio ciclistico por pontos históricos de São Paulo

  1. Pingback: Explorando o centro de São Paulo #SP460anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: