Pin It
Inspiração Sustentável

Cápsulas de café feitas de bioplástico compostável podem se tornar adubo em até quatro meses

 

O impacto ambiental das cápsulas de café é debatido ao redor do mundo. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), nos próximos quatro anos, a fatia das cápsulas deve atingir de 3% a 4% do mercado. As quatro líderes do mercado – Nespresso, Dolce Gusto, Pilão e Três Corações – têm programas de coleta das capsulas, mas que ainda precisam ser ampliados.

Desde outubro de 2017, a Orfeu Cafés Especiais, mantém no mercado seu café de Categoria Especial em cápsulas biodegradáveis compatíveis com máquinas Nespresso. Feitas de um exclusivo bioplástico compostável, as cápsulas podem se tornar adubo em até quatro meses, se destinadas ao tratamento adequado de lixo orgânico.

Ciclo das capsulas de café descartável da Orfeu

O produto é resultado de um ano de investimentos e intensas pesquisas e é o primeiro no Brasil a receber o Rótulo Ecológico ABNT – o único programa de rotulagem ambiental brasileiro aprovado pelo Global Ecolabelling Network (GEN), que garante que o produto certificado é a melhor opção para o meio ambiente, em comparação a produtos similares da mesma categoria. Na categoria de cápsulas de café, o selo exige que o material da cápsula seja biodegradável e compostável, além de diversos critérios que envolvem responsabilidade socioambiental no processo produtivo, desde a plantação, até a embalagem.

“Após muita pesquisa e dedicação, estamos muito satisfeitos em dizer que as cápsulas de café Orfeu, compatíveis com as máquinas Nespresso®, são biodegradáveis e compostáveis. Conseguimos dar um grande passo para tornar sustentável o consumo e descarte de cápsulas de café de uma forma mais prática, viável e efetiva para os clientes”, conta Amanda Capucho, diretora geral de Orfeu Cafés Especiais.

A cápsula biodegradável e compostável de Orfeu, quando destinada ao tratamento de lixo orgânico, tem um ciclo de até quatro meses para se degradar completamente e se transformar em adubo, um nutriente para a natureza. além de possuir todas as certificações necessárias pela norma EN-13432, representadas pelos selos “OK Compost” e “OK Biobased”. Ela é feita a partir de fontes renováveis e sua composição é livre de alumínio, livre de Bisfenol A (BPA Free) e de transgênicos (GMO Free).

Sobre Orfeu Cafés Especiais

Orfeu é o café brasileiro mais premiado do mundo. Certificado na Categoria de Cafés Especiais, a mais alta classificação dos cafés, a marca carrega em sua história a conquista de ser o café brasileiro mais premiado no Cup of Excellence, o maior e mais prestigiado concurso internacional de excelência em cafés, além de diversos prêmios como Coffee of the Year, e o bicampeonato no Aroma BSCA 2017 e 2018Para isso, os blends são compostos pelos melhores grãos de cada colheita e passam por um rigoroso processo de seleção e torra, fazendo com que a qualidade seja percebida imediatamente no aroma e no paladar. Orfeu é cultivado nas altas montanhas do Sul de Minas e Mogiana, à sombra de um Jequitibá de 1.500 anos nas Fazendas Sertãozinho, por profissionais apaixonados que vivem o café todos os dias. Usando alta tecnologia, tudo é feito com as mãos e todo o cuidado para o consumidor.

Orfeu é plantado, colhido, torrado, embalado e entregue pelas Fazendas Sertãozinho, o que mantém seu frescor até o momento de ser degustado. A marca apresenta 5 blends na linha permanente: Intenso, Clássico, Suave, Descafeinado e Orgânico e está disponível nas versões grãos, torrado e moído e cápsulas biodegradáveis compatíveis com máquinas Nespresso.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: