Pin It

Caminhada pelo Dia Mundial da Água e Passeio Ciclístico pelo aniversário do Parque Ecológico do Tietê

Pedalinho no lago do Parque Ecológico do Tietê - SP

Quando criança fui algumas vezes ao Parque Ecológico do Tietê, mas a que mais me marcou, foi quando eu tinha uns 14 anos, fui acompanhada dos meus três irmãos e do meu falecido pai, foi o nosso último passeio em família com o meu pai, tenho ótimas lembranças de lá, e é sempre muito bom voltar.  O parque fica na divisa entre São Paulo e Guarulhos às margens do rio Tietê, além de ser um ótimo espaço de lazer e educação ambiental, uma das suas principais funções é preservar as margens do rio, e atuar como uma piscina natural na época das chuvas, em 2009 o Governo Estadual anunciou que irá prolongar esta área de preservação por toda à margem do rio Tietê até Salesópolis, criando o Parque Linear Várzeas do Tietê, que deverá ser o maior parque linear do mundo, com o objetivo de atuar na contenção das enchentes, proporcionar uma enorme área de lazer para as comunidades à beira do rio, mas principalmente atuar diretamente na preservação daquelas áreas de mananciais e logo na recuperação das águas do rio Tietê.

E por falar em águas, no dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água.  Você sabia que:

  • 57% da população brasileira não possui coleta de esgoto (SNIS 2008).
  • As 81 maiores cidades do País, com mais de 300 mil habitantes, despejam, diariamente, 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento algum, contaminando solos, rios, mananciais e praias, com impactos diretos à saúde da população (Ranking Trata Brasil);
  • 31% da população desconhece o que é saneamento, somente 3% o relacionam à saúde e 41% não pagaria para ter seu domicílio ligado à rede coletora de esgotos (ITB / IBOPE).
  • 7 crianças morrem todos os dias no País, vítimas de diarreia, e mais de 700 mil pessoas são internadas a cada ano nos hospitais públicos em consequência da falta de coleta e de tratamento dos esgotos;
  • Crianças expostas aos esgotos aprendem 18% menos.
  • 18% é a valorização média que o valor dos imóveis poderia sofrer caso houvesse acesso universal à rede de esgoto;
(Fonte: Instituto Trata Brasil)

Todos os dias milhões de pessoas ao redor do mundo, em sua maioria mulheres e crianças, caminham em média 6 km em busca de água, nem sempre potável, para as suas necessidades básicas. A falta de água e de saneamento básico são a causa de muitas doenças que levam à morte 4000 crianças por dia no mundo.

Para trazer mais informações e alertar para a necessidade de conservação e de melhor distribuição desse recurso natural, o PLANETA SUSTENTÁVEL, em parceria com a revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL e o INSTITUTO TRATA BRASIL, com apoio do INSTITUTO SANGARI, realizam no dia 20 de março, às 9h, a CAMINHADA PELA ÁGUA, no Parque Ecológico do Tietê.

O evento faz parte do movimento mundial “The World Walks For Water”, uma iniciativa da ONG End Water Poverty que visa reproduzir essa distância em busca da água em caminhadas orientadas em vários países. A ação é parte da celebração do Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU, no dia 22 de março.

E por tudo que contei no início deste post, vamos combinar que a escolha do Parque Ecológico do Tietê para o evento em São Paulo não poderia ser mais simbólica. O percurso de 6 km passará pela Trilha da Água, que compreende uma volta em torno do parque, passando por brejos e banhados do rio Tietê e pelas lagoas artificiais, criadas em função das escavações. No caminho, os participantes receberão informações de educadores ambientais e de placas instaladas ao longo do percurso. Entre os atrativos, a fauna do parque, composta de quatis, macacos, capivaras e aves diversas, nos belos cenários formados pela vegetação. Com trajeto plano e bem arborizado, a caminhada será realizada em ritmo leve, recomendada para jovens e adultos, a partir dos 10 anos de idade e com distribuição de água ao longo do percurso. Após o passeio, será possível visitar ainda o Museu do Tietê, no mesmo local.

A participação na caminhada é gratuita. Basta se inscrever pelo e-mail psustentavel@abril.com.br até o dia 18/03, informando nome completo, idade, CPF e telefone dos participantes.

E olhe que legal, ps 150 primeiros inscritos receberão uma camiseta exclusiva no evento. Os 50 primeiros ganham ainda um convite para a exposição “Água na Oca”.

CAMINHADA PELA ÁGUA

Data: 20 de março
Local: Parque Ecológico do Tietê (Saída no prédio da Oficina Cultural)

Acesso: Rodovia Ayrton Senna km 17 (sentido São Paulo-Rio de Janeiro)
Horário: 9h Duração: 1h30
Inscrição: gratuita pelo e-mailpsustentavel@abril.com.br

Dica: Além de um tênis confortável, é recomendado que os participantes usem roupas leves e se protejam do sol com boné e filtro solar, além do uso de repelente contra mosquitos.

E tem mais, no mesmo dia o Parque Ecológico do Tietê irá comemorar o seu 29º aniversário com um passeio ciclístico , o percurso será de 3km pela ciclovia , e 5 km pelas trilhas do parque, o ponto de encontro será na portaria 03 Penha as 07:30.

 

No vídeo abaixo, conheça um pouco da trilha do parque, quem sabe você se anima e nos vemos por lá!?

Um comentário sobre “Caminhada pelo Dia Mundial da Água e Passeio Ciclístico pelo aniversário do Parque Ecológico do Tietê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: