Pin It

Bike Rio – Alternativa de mobilidade urbana para a cidade do Rio de Janeiro

Me recordo que quando eu estava na faculdade cheguei a propor para a minha turma fazermos para a aula de marketing um plano de negócios de empréstimo de bicicletas nos modelos do que acontece em Paris, na época não acharam uma boa ideia.

Passado alguns anos, eis que este é um modelo de negócio mas principalmente de opção de mobilidade urbana que vem se ampliando pelas grandes cidades.
A primeira iniciativa que me recordo é o Vá de Bike em São Paulo. Hoje outra capital começa a oferecer a opção de empréstimos de bicicletas. Na cidade do Rio de Janeiro iniciou hoje o programa Bike Rio com 11 estações em Copacabana: Posto Seis, Sá Ferreira, Miguel Lemos, Cantagalo, Santa Clara, Dias da Rocha, Serzedelo Correia, Siqueira Campos, Copacabana Palace, Cardeal Arcoverde e Princesa Isabel, ao todo serão instaladas 60 estações em 14 bairros da cidade até 13 de dezembro completando uma frota de 600 bicicletas. Veja bons motivos que o pessoal da BikeRio listou para te inspirar a adotar a bicicleta no dia a dia:
Preço acessível, baixo custo de manutenção, baixo impacto sobre o meio ambiente, melhoria da saúde dos usuários – bem estar físico e mental, é ao mesmo tempo, um meio de transporte e de lazer, não requer combustível, em congestionamento ou de interrupção de tráfego, o ciclista encontra meios de prosseguir sua viagem, menor necessidade de espaço público e custo da infra-estrutura para bicicletas.
A meta de que todo o cidadão do Rio de janeiro possa ir e vir pedalando com total segurança de qualquer ponto da cidade. Nós que defendemos o uso da bicicleta como meio de transporte, ficamos na torcida para que os cariocas adotem, e iniciativas como essa sejam ampliadas.
[update]
Confira informações completas no post do @o_eco e o teste que a @samegui fez quando esteve em viagem pela cidade.
[/update]

Comments

comments

8 comentários sobre “Bike Rio – Alternativa de mobilidade urbana para a cidade do Rio de Janeiro

  1. Pingback: Blog da Ti » Blog Archive » Projeto Bike Rio pode alcançar sucesso?! #Vádebike

  2. Pingback: Para comemorar: o Mapa das ciclorrotas em São Paulo e o Bike Rio | MUDAROCK

  3. Pingback: São Paulo ganhará sistema de empréstimos de bicicletas integrado ao transporte público

  4. Pingback: Sustentável 2.0

  5. Pingback: Aline Kelly

  6. Pingback: Bruno Lira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: