Pin It

[Vídeo] Uma experiência de agrofloresta no DF

O projeto Agenda Gotsch acompanhou a implantação de sistemas agroflorestais em duas áreas segundo os métodos do agricultor Ernst Gotsch.

Neste episódio apresenta o trabalho de Juã e Rômulo, dois jovens que têm demonstrado que serviços ambientais são a consequência de uma boa agricultura.

Ernst Götsch é um agricultor e pesquisador suíço que migrou para o Brasil no começo da década de 80 e se estabeleceu em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia. Desde então, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos por meio de métodos de plantio que mimetizam a regeneração natural de florestas. Com o acúmulo de mais de três décadas de trabalho que resultaram na recomposição de 480 hectares de terras degradadas (dos quais 350 foram transformados em RPPN, a primeira da Bahia), Götsch elaborou um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar produção de alimentos à dinâmica de regeneração natural de florestas, sempre complexificando sistemas, ao que convencionou chamar de Agricultura Sintrópica.

Como resultado de sua intervenção, além da colheita agrícola, observou-se que a fazenda desenvolveu seu próprio microclima, 14 nascentes de água foram recuperadas e a fauna repopulou o lugar. O experimento tem sido disseminado e adaptado a diferentes regiões e climas nos últimos 30 anos. Neste modelo de agricultura, o insumo mais importante é o conhecimento.

Assim nasce o Projeto Agenda Gotsch, a partir do qual dois jornalistas visitam a fazenda de Ernst Gotsch e outras experiências em agrofloresta para registrar conceitos, implantações e manejos de diversos agricultores. A produção dos vídeos e textos ajudarão produtores de todo o mundo a adotar técnicas agrícolas sustentáveis.

Comments

comments

Um comentário sobre “[Vídeo] Uma experiência de agrofloresta no DF

  1. marta Rocha

    Vi este programa e gostaria de conhecer a fazenda e saber onde posso ir e levar meus parceiros para aprender, estamos implementando a primeira cidade sustentável do Brasil que será em Brasília. Trabalhei com o programa da Wagari Matthai do movimento Green Belt no Quênia. Nosso programa é de combate a miséria e a fome.. nossos contatos são – 011 986775903

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: