Pin It

Adocantes artificiais são seguros?

Hoje (14 de novembro) é Dia Mundial de Combate a Diabetes, o que me fez lembrar de dois temas:

um  post que fiz há alguns meses que fala sobre pré-diabetes e sobre a importância de atividade física na prevenção e no tratamento da diabetes;

– e que participei mês passado de um encontro sobre edulcorantes (adoçantes artificiais) com uma das maiores especialistas sobre o tema, a Dra. Maria Cecilia Toledo, Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP,  com Pós-Doutorado em Toxicologia de Alimentos na Oregon State University, EUA.

Claro que não só quem tem diabetes que faz uso de adoçantes, mas de toda forma me lembrei do tema, até porque recentemente rolou o maior buzz por conta de um estudo que liga consumo de adoçantes a risco de desenvolver diabetes.  A dra Maria Cecilia nos contou dos diversas pesquisas científicas testadas e comprovadas que atestam a segurança dos adoçantes utilizados na indústria alimentícia, inclusive mostrando dados da ANVISA  e da FDA, que segundo ela é a referência mais segura sobre o tema. Ela nos lembrou que é sempre preciso estar atento a quem fez a pesquisa e qual a “mostra” utilizada, ou seja, antes de entrar em pânico por conta de uma tese levantada, é bom buscar informações em fontes seguras.

Destaco abaixo alguns dos principais pontos sobre o tema apontados pela Dra. Maria Cecilia:

  • Edulcorantes são adoçantes artificiais que não trazem calorias. Adoçante é o que adoça. A grande diferença dos edulcorantes é que eles adoçam mas não têm calorias.
  • Edulcorantes e dieta são parceiros, sim. Mas para emagrecer ou manter o peso, é preciso saber ler os rótulos de diet e light. Light é o alimento que tem uma redução de pelo menos 25% em algum nutriente, que pode ser de açúcar, sal, gordura.
  • Ler rótulos é fundamental para se alimentar bem e de acordo com as suas necessidades. É neles que está a informação essencial do que vamos consumir. Não tem milagre para vida saudável, é simplesmente equilíbrio e informação.
  • Conseguimos identificar quando o o edulcorante está presente? O “after taste”, sabor residual, é o grande desafio dos edulcorantes.

Você também pode conferir mais informações no hangout que aconteceu logo após o nosso encontro:

Este evento foi uma realização da plataforma #VivaPositivamente do qual este blog faz parte, veja a turma toda de blogueiros que participaram do encontro.

Blogueiros #VivaPositivamente

Sobre a plataforma #VivaPositivamente:

A rede de blogueiros Viva Positivamente abre um canal de relacionamento a médio/ longo prazo com novos formadores de opinião em redes sociais.
Através da valorização do conteúdo produzido por blogueiros, a Coca-Cola Brasil reverbera os conceitos que norteiam a empresa junto a dezenas de blogs na internet.
É um canal permanente de encontro e relacionamento entre blogueiros e leitores de blogs, tendo a Coca-Cola Brasil como fomentadora da produção de conteúdos de qualidade associados a conceitos como saúde e sustentabilidade.​

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: