Pin It

Suas roupas e tênis esportivo sem condição de uso valem 15% de desconto na Adidas

Em 2012 conheci o programa de logística reversa da Adidas, o Pegada Sustentável . Nesta primeira fase, o consumidor era convidado a entregar seu tênis de qualquer marca sem de condição de uso em uma das lojas da rede. O que antes seria tratado como lixo, passou a ser transformado em combustível para alimentar fornos de cimento. Em contrapartida, o doador ganhava descontos nas lojas oficiais da marca.

Tive a oportunidade de acompanhar todo o processo em uma visita técnica que participei  representando o @avidaquer e que deu origem ao vídeo abaixo:

E vejam que notícia boa, a iniciativa acabou de ser ampliada para outros produtos esportivos o/.

O Pegada Sustentável 2.0, tem como foco o varejo, a ideia é que os consumidores descartem de maneira correta roupas e calçados esportivos sem condição de uso, ajudando na redução de impactos ambientais. A iniciativa estará disponível em 41 lojas-conceito da marca até o fim do mês e oferece 15% de desconto em compras na Adidas por produto recolhido – uma forma de incentivar todo mundo a participar!

pegada sustentável 2-0 Adidas

Roupas e calçados esportivos são produtos de alta qualidade, feitos para durar. Por isso, em sua maioria, as peças descartadas ainda têm utilidade e contêm matéria-prima que serve para novos produtos. Há uma série de materiais presentes na moda no dia a dia, como borracha, algodão, poliéster e nylon que podem ser reaproveitados para fins diversos. Têm crescido o número de produtos reciclados via programas de logística reversa, permitindo transformar sobras de tecidos em outros objetos que vão de bichos de pelúcia e panos de prato. “Em sua nova fase, o programa Pegada Sustentável chega fortalecido para posicionar a adidas na área de sustentabilidade de produtos, um dos principais pilares estratégicos da empresa ao redor do mundo”, explica Gudrun Veronika Messias, gerente de Sustentabilidade da adidas para a América Latina.

“Acreditamos muito na logística reversa como forma de transformar o usado em novo. Este é o primeiro passo em direção a um ciclo fechado do produto. Agora, queremos incentivar nossos clientes a participarem desse processo, trazendo suas peças sem uso, de qualquer marca, para seguirmos com a construção desse caminho de consumo consciente”, finaliza a executiva.

O Pegada Sustentável 2.0, une-se a outras iniciativas sustentáveis do Grupo adidas ao redor do mundo. Em abril deste ano, a empresa anunciou uma parceria com a Parley for the Oceans, organização voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos, que prevê uma série de ações, como a eliminação gradual do uso de sacolas plásticas em lojas de varejo e a integração de materiais fabricados com resíduos plásticos dos oceanos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: