Pin It

A revolução no trabalho; empregos verdes e gestão de processos

A temática da 2º plenária do ultimo dia do Sustentável 2009, era de como aA revolução no trabalho; empregos verdes e gestão de processos (2)  sustentabilidade interfere positivamente no relacionamento com os colaboradores. Aqui no blog já falamos de outra abordagem de carreirasXsustentabilidade, veja no post: Carreiras em sustentabilidade tem futuro garantido.

Eu ainda não havia assistido uma palestra via videoconferência (sei, que absurdo né!? mas não tinha), na 3º plenária do movimentado último dia do Sustentável 2009, um dos palestrantes Bob Willard – Autor do livro Sustainability Strategies, iniciava a sua apresentação agradecendo a oportunidade de reduzir a sua pegada ambiental, já que ele pode optar por não voar até o Brasil, e fazer sua apresentação via videoconferência.

Bob Willard cito uem sua apresentação um estudo qe indica o potencial de melhoria de lucro em média de 66% ao longo de 5 anos para empresas que adotam estratégias sustentáveis, principalmente através da ecoeficiencia na produção, footprint ambiental, redução dos custos de recrutamento e manutenção de talentos.

O que achei mais interessante foi a discussão em relação ao recrutamento e manutenção de talentos, a redução nos custos de produção já é um fato consolidado, pena que nem todos os investidores tem a paciência de esperar esta redução, que geralmente só é significativa a longo prazo. Mas voltando a questão dos talentos, Bob Willard comentou que os colaboradores de empresas sustentáveis são mais compromissados, e gostam de participar destas iniciativas, são fiéis a empresas que incentivam ações sustentáveis. Bob Willard comentou também que os colaboradores de empresas sustentáveis são mais produtivos e engajados, com uma melhora de performance de cerca de 30%, com 2 ou 3 chances a mais chances de melhorar a sua rentabilidade, é o Santo Graal dos recursos humanos, segundo Bob.

Fatores de sucesso para a sustentabilidade no RH: clareza na comunicação, relevância para a empresa, envolvimentos dos funcionários (deve ter significado para a vida dos colaboradores),  Responsabilidade Empresarial Social, tem bastante relação com este circulo, e os funcionários ficam mais comprometidos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: