Pin It

510 anos do "Achamento" do Brasil. Quando os brasileiros conhecerão o Brasil!?

Hoje pela manhã estava no meu sofá-office terminando um trabalho e ouvindo TV, meio sem saber o que estava passando, quando me chamou a atenção uma reportagem no programa Mais Você.

A repórter Nádia Bochi foi ao Ceará mostrar o que aconteceu lá por causa da seca, na reportagem mostrava o que sobrou de um campo de concentração que existia na região, mas isso foi antes da 2º Gerra, e o objetivo era de encurralar flagelados, e assim evitar que estes chegassem aos grandes centros urbanos. Estes locais ficaram conhecidos como “Currais do Governo” e estima-se que cerca de 73 000 flagelados foram confinados nesses campos onde as condições eram desumanas, o que resultou em inúmeras mortes, saiba mais aqui.

E para conversar sobre como muitas vezes n’ao conhecemos a história do Brasil, Ana Maria convidou o professor de história Antonio Carlos Nascimento. Segundo ele, existe uma “maquiagem” com a história do Brasil.

O que mais gostei foi o comentário que ele fez sobre a data comemorada hoje? “Portugal já sabia da existência do país. Não houve descobrimento, e sim um ‘achamento’”, contou, veja aqui a entrevista.

Isso é fato né!? Do contrário, Pedro Alvares Cabral era um comandante muio ruim, para toda a frota comandada por ele ter se perdido. Um se perder vai lá, mas treze!? Por sinal o termo “achamento” foi parar no TTbr do Twitter.

Enfim, voltando ao assunto tratado no inicio, quantas histórias nós brasileiros ainda não descobrimos!? Até as mais “famosas” tem se perdido no tempo,  pergunte para um jovem que não esteja fazendo cursinho pré-vestibular sobre a Guerra dos Canudos, Farrapos, ou qualquer outra!? Mais fácil, pergunte sobre Tiradentes, a quem homenageamos no dia de ontem!? Uma resposta será unânime, que ele era um dentista, mas porque ele foi morto? Os que recordarem, vão contar a versão fantasiada dos livros.

Pensando nisso, recordei de um quadro apresentado em 2007 no Fantástico “É muita História”, que revelava com bom humor um pouco da nossa história, o quadro poderia voltar né!? Pena que não achei os vídeos, mas aqui tem o roteiro do episódio sobre Tiradentes, que na verdade não tinha nada desta imagem que “pintamos” dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: