Pin It

5 formas de ajudar os sírios

(Foto: KARAM ALMASRI/MSF)

(Foto: KARAM ALMASRI/MSF)

Ontem fiquei o dia todo com um nó na garganta, por conta da noticia de que mulheres sírias estão cometendo suicídio em Aleppo para evitarem estupro. Essa situação de absoluto desespero se dá pelo medo de que as mulheres de Aleppo sejam capturadas e estupradas pelas forças do regime de Bashar al-Assad, da milícia libanesa do Hezbollah ou do Irã.

Acabei não compartilhando nada sobre nas minhas redes sociais, pois ainda estava pensando se há algo que podemos fazer além de só nos indignarmos. Até que hoje me deparei com um post do Gabriel Britto com “7 ações REAIS que você pode fazer para ajudar os sírios“.

Destaco abaixo as principais e inclui mais algumas informações sobre cada uma das iniciativas citadas:

1 – Apoie o trabalho realizado pelos Capacetes Brancos.

Trata-se de grupo de salvamento sírio, que forma a “Defesa Civil Síria”, com voluntários locais que oferecem serviço de resgate, já salvaram mais de 62 mil pessoas prestando os primeiros socorros aos feridos, atuação que lhes renderam indicação ao Premio Nobel da Paz.

Conheça mais sobre o grupo neste post do @avidaquer ou no documentário exibido pela Netflix.

Site para doações: herofund.whitehelmets.org/donate/crowdfund

2 – Apoie os Médicos sem Fronteiras: 

MSF apoia oito hospitais no leste de Aleppo por meio do fornecimento de suprimentos médicos desde 2014. A organização também mantém seis instalações médicas no norte da Síria e apoia mais de 150 hospitais e centros de saúde pelo país, sendo muitos deles em áreas sitiadas (saiba +).

Site para doações: msf.org.br/doador-sem-fronteiras

3 – Apoie a Sociedade Sírio-Americana de Medicina:

Organização de ajuda médica apolítica, sem fins lucrativos que trabalha na linha de frente da crise na Síria e países vizinhos. Somente em setembro de 2016, a SAMS tratou mais de 2,7 milhões de sírios.

Site para doações: http://foundation.sams-usa.net

Leia também: Você sabe como era a Síria antes da Guerra Civil que vemos na TV todo dia?

4 – Apoie o Comitê de Resgate Internacional:

O Comitê Internacional de Resgate ajuda pessoas cujas vidas e meios de subsistência são destruídos por conflitos e/ou desastres. A entidade foi criada em 1933, por sugestão de Albert Einstein.

Site para doações: rescue.org

5 – Apoie a Save the Children:

Save the Children e seus parceiros têm trabalhado incansavelmente para chegar a mais de 1 milhão de crianças e adultos deslocados internos no sul do país, central, nordeste e noroeste da Síria.

atuacao-da-save-the-children-na-siria

Dados da Save the Children

Suas equipes estão trabalhando em campos de refugiados e comunidades de acolhimento no Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia para fornecer dezenas de milhares de crianças refugiadas e suas famílias, bem como crianças de comunidades de acolhimento, com acesso a recursos e serviços críticos (saiba+).

Site para doações: savethechildren.org

Sei que o Brasil está vivendo um momento muito ruim, mas vamos combinar, nada comparado a crise humanitária da Síria. Podemos fazer mais do que somente lamentar!

Bônus: Petição online no Avazz pede que governantes se unam para pressionar a Rússia, o Irã e a Síria, e assim permitam que a ONU e a Cruz Vermelha façam a retirada com segurança das pessoas que ainda estão em Alepo

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: