Pin It

Exposição homenageia 100 anos de um ícone #100anosdanossagarrafa

Pra quem não sabe sou bacharel em Administração. Me recordo que em uma aula de Marketing, em que o tema era a importância da embalagem na construção de uma marca, meu professor comentou que mesmo quando víamos uma garrafa de coca-cola quebrada (a de vidro, claro), sabíamos que se tratava da marca que nasceu em Atlanta.  Na hora ainda comentei que nunca tinha me atentado a isso, mas que era bem verdade.

20150605(2)

Garrafa de Coca-Cola “despedaçada” e depois vista por outro ângulo

Pois ontem descobri que essa ideia fazia parte do briefing para a criação da garrafa tradicional de Coca-Cola, que em 2015 completa 100 anos.

“Um design tão distinto que poderia ser reconhecido apenas pelo toque no escuro e tão exclusivo que poderia ser identificado mesmo estilhaçado no chão”.

O mais legal é a história que inspirou a garrafa: A equipe da empresa “The Root Glass Company” foi a biblioteca local buscar inspiração e erroneamente acreditando que Cacau fosse um ingrediente secreto da Coca-Cola, procuraram pela imagem da semente de Cacau na Enciclopédia Britânica. Este simples, porém maravilhoso erro, proporcionou a inspiração para o design dessa icônica garrafa de vidro.

Garrafa Contour Coca-Cola

Inspiração da garrafa bojudinha de Coca-Cola

E como eu descobri isso? Conferindo a “Exposição da garrafa de Coca-Cola: Inspirando a cultura Pop há 100 anos”, aberta ao público entre 04 e 07 de junho, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A mostra é uma jornada multissensorial exclusiva, apresentando uma variedade de trabalhos artísticos que têm como tema a garrafa de Coca-Cola, além de artefatos históricos e experiências interativas.

exposição 100 anos da nossa garrafa

Exposição #100AnosDaNossaGarrafa

@AlineKelly na exposição #100anosdanossagarrafa

Eu que não sou boba aproveitando a Coca-Cola na temperatura perfeita de 3 graus celsius

Ao todo, a exposição itinerante percorrerá 15 países e mais de 100 mil quilômetros ao redor do mundo em 2015. A próxima parada da mostra será o México. O vídeo abaixo conta um pouco da concepção da exposição:

Um dos destaques da exposição é a história do Homero Rodrigues, morador de São Paulo, de 71 anos. Colecionador típico, ele busca itens raros da Coca-Cola por prazer e dedica suas horas livres para organizar sua coleção, que reúne cerca de 15 mil itens. Amante da marca, Homero emprestou alguns dos valiosos itens de sua coleção para, ao lado das obras de artes, serem expostos ao público visitante.

Coleção Coca-Cola Homero Rodrigues

Primeiros exemplares da coleção do Homero.

Homero é dono do restaurante Free Port (também conhecido como ‘restaurante da Coca-Cola’), no bairro de Santana, em São Paulo, famoso na região pelas salas tomadas por uma infinidade de objetos da Coca-Cola. São garrafas de vidro Contour e pré-Contour (1908), inclusive a primeira comercializada no Brasil, de 1942; latas comemorativas e uma variedade imensa de brindes espetaculares.

Veja alguns momentos do primeiro dia da exposição nas fotos de Sam Shiraishi, do blog A Vida como a Vida Quer.

Comments

comments

Um comentário sobre “Exposição homenageia 100 anos de um ícone #100anosdanossagarrafa

  1. Pingback: 100 anos da história da cultura pop em uma garrafa icônica A Vida Como A Vida Quer | A Vida Como A Vida Quer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: